segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JANELA DE JOHARI




Figura 1: Janela de Johari.
Fonte: MOSKOWITZ, Gertrude. Caring and sharing in the foreign language.
Massachusetts, USA: Rowley, 1978.

O tipo de relação entre as pessoas é um dos fatores mais relevantes para a oscilação do filtro afetivo. Joseph Luft e Harry Ingham criaram um modelo chamado Janela de Johari que sintetiza a comunicação entre as pessoas em uma janela de quatro quadrantes onde caracteriza informações dadas e recebidas entre as pessoas. Os quadrantes são divididos entre área pública, área cega, área escondida e área desconhecida.


1. A área pública consiste em tudo que eu e outras pessoas sabemos sobre mim.
2. A área cega consiste no que eu não sei sobre mim, mas as pessoas sabem.
3. A área escondida consiste em tudo que sei sobre mim e não revelo às pessoas.
4. A área desconhecida consiste nos dados sobre mim que nem eu e nem as pessoas sabem.

Através da janela, o modelo organiza as informações e conhecimentos que temos e sabemos sobre nós e sobre os outros em quadrantes. A partir disso seu principal objetivo é mostrar os benefícios de ampliação da redução das demais áreas. Pois compartilhar e dar feedback são os meios para que esse processo aconteça. Quanto mais informações o indivíduo permite que saibam sobre ele, menor a área escondida e maior a área pública se tornam. Ao compartilhar informações e receber feedback, maiores são as chances de chegar à informações da área desconhecida. Se essa descoberta ocorrer e essa informação for compartilhada, há a reversão da informação que estava na área desconhecida para a área pública. Ou seja, quanto mais se compartilha informações e se recebe feedback, mais se amplia a área pública e diminui as outras áreas.

Com isso é possível desenvolver um meio de controlar as fases descritas por Brown previamente, sendo assim, mantendo o nível afetivo baixo.

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